Rotatividade no cargo de técnico de futebol no Brasil: Ponto de vista da gestão organizacional
- Vinícius de Oliveira
- 17 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2019
Afinal, os técnicos de futebol são demitidos pelo mau desempenho da equipe, ou por pressão do ambiente (torcedores, conselheiros, sócios, imprensa especializada etc.)?
É claro que resultados ruins têm como consequência o aumento da pressão, até porque o futebol é o esporte mais popular do planeta. Entretanto, a pressão é, muitas vezes, exagerada por parte do torcedor, o qual é movido pela paixão por seu clube de coração.
Essa situação deve ser avaliada com muito cuidado pelos dirigentes dos clubes, pois a rotatividade de pessoal (turnover) é prejudicial a qualquer organização. Citando alguns problemas neste aspecto, temos o aumento das despesas com demissões e contratações (que envolvem ir em busca de novos profissionais do mercado, manter centros informatizados de inteligência e o deslocamento e o tempo despendido pelos profissionais para realizar as negociações, além dos valores que podem compor a transação); o tempo necessário para o profissional adaptar-se à cultura organizacional do novo clube, o que pode estender-se em caso de técnicos estrangeiros; e o tempo necessário para o aumento da produtividade, com o conhecimento da nova equipe de trabalho e dos recursos disponíveis, pela repetição dos procedimentos e processos de trabalho e experiência adquirida.
A solução para isso seria a elaboração de um planejamento estratégico englobando a análise organizacional e ambiental; a governança corporativa, visando o relacionamento sustentável com todos os stakeholders; o organograma; a estrutura de cargos e salários; os tipos de cargos (estatutários - eletivos e/ou profissionais - contratados); o processo de contratações; os indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos; os objetivos e as metas; as formas de monitoramento, medição e registro das informações (controle); o incentivo, o registro e a análise do feedback (retroalimentação).
Agindo de forma planejada e estruturada, os gestores dos clubes de futebol terão maior confiança para a tomada de decisões, evitando atitudes precipitadas.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Comments