Quando o setor é fragmentado, com produtos de baixa diferenciação e com baixo custo de operação, além de baixa regulação e complexidade, normalmente, possui muitos "players", aumentando a disputa pelo cliente e, consequentemente, acirrando a disputa de preços. Essa competição acaba favorecendo ao consumidor, que acaba tendo maior poder de barganha com tantas opções.
A importância da análise do ambiente e da empresa
O empreendedor deve sempre analisar o ambiente e a empresa, tendo em vista outros fatores que podem servir como barreiras de entrada em um segmento de negócio, como o aumento do índice de inflação, afetando o custo de matérias-primas; mudança de comportamento/hábito do consumidor; localização do público-alvo; mudança tecnológica; a presença de concorrentes de grande porte na região; a falta de bons fornecedores, e outros fatores que envolvem o macroambiente e o ambiente de tarefas.
Concorrência entre as pequenas empresas e as empresas que possuem liderança (maior Market share) no seguimento de mercado
As grandes empresas possuem uma vantagem competitiva em relação às empresas menores no que diz respeito à economia de escala, obtendo produtos e matérias-primas com um valor unitário menor, através da aquisição de lotes econômicos, tendo em vista a necessidade de adquirir uma quantidade de maior de produtos, visando atender a sua demanda. Além disso, é fundamental manter bons relacionamentos com fornecedores e distribuidores.
Essa possibilidade de redução de custos permite às grandes organizações ditar os movimentos do mercado, inclusive, aos movimentos relacionados à precificação. Elas podem aproveitar os baixos custos para absorver os aumentos de preços de matérias-primas por algum tempo, visando obter mais clientes novos, aumentando o seu Market share (fatia de mercado); ou já repassar os aumentos, visando a obtenção do lucro estipulado no planejamento.
O que as empresas menores podem fazer é traçar possíveis cenários no planejamento, visando uma preparação para um momento de mudanças e contingências. Exemplificando, podemos citar possíveis cenários no mercado, em que há um aumento do índice de inflação, ou estabelecimento de um grande concorrente no bairro; buscar a liderança na redução de custos, aumentando a sua margem de lucro. Essa redução pode ocorrer com a negociação com fornecedores e a melhoria de processos-chave, eliminando atividades desnecessárias, por exemplo; usar a criatividade e a inovação, buscando a diferenciação no negócio. A empresa deve fornecer valores na percepção dos clientes que a diferencie dos concorrentes. A inovação exige pesquisa, desenvolvimento e validação. Se a organização ofertar um produto diferenciado no mercado, que seja do interesse do consumidor, o cliente poderá aceitar pagar mais para adquirir o produto; manter bons relacionamentos com fornecedores e distribuidores; planejar a logística, principalmente nas áreas de estoque e transporte; manter um posicionamento estratégico claro, favorecendo a atuação dos colaboradores e da área de Marketing da empresa.
#RivalidadeAcirradaEntreConcorrentes #MarketShare #BlogDeNegócios #BlogNegócios #BlogEmpreendedorismo #BlogDeEmpreendedorismo #Empreendedorismo
Segue o link abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X
Aproveitem o desconto! Acessem a página abaixo para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações
Cliquem no link abaixo para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!
Comentários