Retenção de talentos nas empresas
- Vinícius de Oliveira
- 6 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Focar apenas no cliente externo é um erro. Os colaboradores (clientes internos) devem receber a mesma atenção que os clientes externos, pelas empresas, tendo em vista que eles contribuem para o cumprimento da Missão Empresarial (razão de ser da empresa), e tornam possível o alcance da Visão Empresarial, pois eles atuam no cotidiano das diversas atividades pertencentes aos processos, culminando na entrega do produto e/ou serviço, fornecendo feedback (retroalimentação) e ideias para melhorias.
A retenção de talentos é de suma importância, pois favorece a gestão do conhecimento na organização. Por outro lado, a alta rotatividade de pessoal dificulta a evolução da curva de aprendizado, devido à falta de tempo para a experiência do profissional na empresa, com a adaptação a sua cultura, e para aprimorar seu próprio desempenho e colocar em prática e disseminar o seu conhecimento. Essa situação de constantes trocas não planejadas, gera despesas e influi negativamente no resultado da empresa.
Para reter talentos deve ser feita uma boa seleção e contratação de pessoal, com o alinhamento de perfis, conhecimentos, experiências e objetivos profissionais. Os objetivos individuais dos profissionais devem contribuir para que os objetivos estratégicos da organização sejam alcançados, e vice-versa.
Por exemplo, não adianta contratar um profissional que não busca sempre o aprendizado e a evolução profissional se a empresa pretende propiciar e incentivar a educação corporativa, treinamento e a gestão do conhecimento, visando o crescimento profissional dos colaboradores dentro da estratégia de crescimento da própria empresa.
As empresas que pretendem reter talentos devem analisar o mercado, para que não ofereçam condições de salários e benefícios inferiores aos seus concorrentes diretos e de mesmo porte, pelo contrário, devem proporcionar diferencial competitivo também nestes quesitos (sempre analisando a situação financeira, para a melhor tomada de decisão possível).
Condições de bem estar, saúde e segurança do trabalho devem ser observadas e cumpridas, conforme as normas e leis.
É importante que os colaboradores sejam ouvidos, para subsidiar as decisões dos gestores nos processos-chave da empresa em que participam da execução.
A comunicação empresarial deve ser eficiente, seja a comunicação horizontal ou vertical.
A pesquisa de Clima Organizacional é fundamental para saber a percepção dos funcionários em sua relação com o ambiente da organização e com a empresa. E a partir dos resultados, elaborar e executar planos de melhorias.
#RetençãoDeTalentos #CrescimentoProfissional #SegurançaDoTrabalho #ComunicaçãoEmpresarial #PesquisaDeClimaOrganizacional
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a Apostila digital com 51 receitas dos bolos mais deliciosos, contendo todo o passo a passo, dicas de precificação e sugestões de embalagens!
Comments