top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Quais as vantagens do Pix para as pessoas jurídicas?



O Pix é o novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central. Serve para pagamentos e transferências envolvendo pessoas físicas e/ou pessoas jurídicas. O Pix opera a partir do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), e a transação pode levar até 10 (dez) segundos para ser concluída. Deve ser cadastrada uma chave Pix (telefone celular, e-mail, CPF ou CNPJ) ou a chave aleatória (opção em que é gerada uma chave diferente dos dados pessoais), ou ainda, utilizar o QR code para tornar o processo de pagamento mais prático e ágil. Entretanto, quem preferir pode escolher a opção do Pix e preencher com as informações pessoais e bancárias necessárias para o envio do dinheiro.

Deixando claro que o Pix foi criado pelo Banco Central, e não pertence a nenhuma instituição financeira ou de pagamento, pelo contrário, a opção do meio de pagamento Pix está disponível em muitas instituições financeiras e de pagamento, e já movimentou bilhões de Reais em transações até o momento.

Para pessoas físicas e MEI (Micro empreendedor individual) a transação é gratuita, mas para pessoas jurídicas pode haver cobranças, sendo estas inferiores às cobranças efetuadas em outros meios de pagamento, como boletos, TEDs, DOCs, cartões de débito e crédito, entre outros. Essa vantagem ocorre, pois a transação não possui intermediários.

Uma excelente vantagem para as empresas está no recebimento de recursos financeiros em poucos segundos, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, através do Pix, ao contrários de outras formas de pagamento e transferência de recursos financeiros que são concluídos em dias úteis e em prazos maiores. Pix favorece o fluxo de caixa das empresas, para recebimentos de direitos e pagamentos de obrigações com fornecedores, funcionários e governos. Além de ter recursos financeiros, mais rapidamente, para investimentos e/ou aproveitar oportunidades de mercado.

A outra vantagem é justamente essa, de poder usar o Pix para pagar fornecedores, funcionários e tributos sem precisar utilizar alguma tecnologia diferenciada em relação às tecnologias já utilizadas pelos clientes dos bancos, instituições financeiras ou empresas de pagamento. Ou seja, pode usar o App, através do celular, o Internet Banking, entre outros canais.

As empresas não precisam adquirir ou alugar máquinas de cartão para o uso do Pix para recebimentos do cliente. Entretanto, o empresário deve analisar todos os meios de pagamento, para fazer as melhores escolhas para o seu negócio.

As transações sempre são notificadas a quem faz os pagamentos e a quem os recebe.

A pessoa jurídica poderá cadastrar até 20 opções de chaves, a pessoa física só poderá cadastrar até 5 opções de chaves, mas as chaves cadastradas não poderão se repetir em instituições financeiras diferentes.



Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.

Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.



Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a Apostila digital com 51 receitas dos bolos mais deliciosos, contendo todo o passo a passo, dicas de precificação e sugestões de embalagens!

 
 
 

Commentaires


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page