top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Profissional com ou sem experiência?



Em um processo seletivo para a ocupação de vaga de emprego, normalmente, um profissional com experiência na atividade leva vantagem em relação aos concorrentes que nunca executaram a função, sendo que muitas empresas incluem a experiência mínima como item obrigatório para a ocupação do cargo.

Essa experiência na função faz com que a empresa gaste menos tempo e recursos com treinamentos (apesar de ainda continuarem sendo importantes para a empresa, tendo em vista a evolução do mercado, que exige o aprimoramento ou mudança das atividades profissionais).

A experiência bem sucedida e assimilada pelo funcionário, e que seja compatível com as atribuições que a vaga de emprego ofertada exige, traz benefícios para as organizações, tendo em vista o bom desempenho esperado na produtividade, em menos tempo, e, consequentemente, a redução dos custos operacionais, além de agregar valor com a experiência e o conhecimento adquiridos. Entretanto, esse processo de avaliação, seleção e contratação deverá ser feito com muito cuidado pela organização, para que sejam avaliados, também, todos os outros requisitos necessários para a ocupação do cargo, pois os custos de uma decisão errada pesam para o empregador, que precisaria demitir e contratar novo candidato, além do tempo dispendido para a adaptação e evolução do novo ocupante do cargo. Apesar da experiência já adquirida no mercado de trabalho, cada organização possui sua cultura e forma de atuar e se relacionar com os stakeholders (interessados no negócio), e isso também requer uma adaptação.

Por estas razões, supracitadas, muitas empresas exigem ou dão preferência pela experiência profissional. Entretanto, diversas empresas já preferem selecionar um candidato sem experiência, assumindo a responsabilidade pelo seu treinamento, evitando vícios de atuação e comportamentos adquiridos no mercado de trabalho, moldando os profissionais da empresa. O objetivo é o aumento do desempenho, de acordo com o padrão, cultura e diretrizes da empresa, ao mesmo tempo em que encantam e fidelizam clientes, mantendo um relacionamento sustentável no longo prazo.

O gestor deve analisar cada situação em questão, verificando as atribuições e responsabilidades do cargo, as atuais exigências do público-alvo, a análise dos outros requisitos do cargo, o momento da organização, a relação entre custo e benefício de cada opção e as práticas dos concorrentes. A empresa sempre busca pelo talento. As duas opções são muito importantes para o mercado, principalmente, quando há mão-de-obra qualificada disponível, o que depende da melhoria da base educacional brasileira (em todos os níveis).




Segue o link abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X



Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações



Cliquem no link abaixo para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!



 
 
 

Comentários


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page