Planejar ou reagir?
- Vinícius de Oliveira
- 13 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
O planejamento é fundamental, mas, como as empresas lidam com incertezas no futuro, reagir às contingências, corrigindo defeitos, resolvendo problemas, ou aproveitando oportunidades para melhorar, também é muito importante.
A empresa deve trabalhar bem as duas situações, mas não deve depender exclusivamente de uma.
O planejamento atua na análise ambiental e empresarial, projeção de possíveis cenários e seus respectivos planos de ação, alinhamento das ações e metas para o alcance dos objetivos e Visão Empresarial, estabelecimento da Missão, Visão Empresarial, Valores institucionais e Diretrizes e Cultura Organizacionais. O planejamento contribui para ações integradas na organização.
Se a empresa apenas reagir às circunstâncias, corre o risco de tomar decisões que desfavoreçam a empresa como um sistema, praticando ações isoladas.
No entanto, se a organização está com seu planejamento bem elaborado e executado, a empresa saberá lidar com as situações do cotidiano com mais eficácia e agilidade, sob ameaças ou oportunidades de mercado.
A reação bem executada é baseada em feedback (retroalimentação), análise de dados e informações, e verificação, sendo importante para a melhoria contínua da organização, contribuindo para ajustar e otimizar a estratégia, se for necessário, sempre em busca dos resultados empresariais almejados.
Segue o link abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X
Acessem a página abaixo para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações
Cliquem no link abaixo para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!
Comments