O Planejamento estratégico logístico
- Vinícius de Oliveira
- 8 de out. de 2020
- 2 min de leitura

O planejamento estratégico logístico preocupa-se tanto com a questão geográfica quanto com a temporal. O objetivo da logística empresarial é entregar o produto ou serviço correto, no lugar certo, e no momento exato (prazo acordado entre a empresa e o cliente). Além disso, o produto deve ser entregue em perfeito estado (sem avarias).Com essa preocupação, os gestores pensam na melhor estrutura possível para atender aos seus clientes com o menor custo, oferecendo um nível de serviço que gere a sua satisfação e retenção.
É importante que o tempo de atendimento dos pedidos seja medido, visando a melhoria do serviço, de forma a manter alta competitividade. Por isso, a forma de transmissão e processamento de pedidos é muito importante. O processo, a estrutura e os sistemas de informação devem ser cuidadosamente definidos, de forma que se encaixem, evitando desperdícios de recursos. Por exemplo, qual será a melhor opção de modal de transporte para determinado tipo de produto e prazo? O transporte deverá ser próprio ou terceirizado? O sistema de informação possui todas as informações necessárias? Quantos depósitos são necessários? Os depósitos estão próximos às fábricas? Qual será a estratégia de estoques? Os depósitos atenderão a quais regiões? O espaço dos depósitos é suficiente? O espaço do depósito é subutilizado? Os equipamentos de movimentação e armazenagem estão em boas condições? Quais são os impostos e taxas cobrados?
A localização e a quantidade de depósitos também são importantíssimas, tendo em vista sua distância para as fábricas e clientes. Caso os depósitos estejam próximos às fábricas, isso influenciará na estratégia de estoques da empresa, podendo ter pedidos com mais frequência, com quantidades reduzidas de produtos. É claro que outros aspectos devem ser levados em consideração, como o nível de serviço dos fornecedores. Além disso, as contingências (por exemplo, problemas na produção das matérias-primas, gerando desabastecimento) e o custo de oportunidade devem ser avaliados sempre.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BALLOU, Ronald. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física / Ronald H. Ballou; tradução Hugo T. Y. Yoshizaki; 1 ed. - 30. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2015.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Comments