top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Novas empresas no mercado

Atualizado: 22 de set. de 2020

A entrada de novas empresas no mercado geram o aumento da competição no ramo de atuação e, como essas empresas têm a necessidade em adquirir e fidelizar clientes para formar o Market Share (fatia de mercado) no prazo estipulado no planejamento estratégico, elas iniciam no mercado adotando preços baixos aliados à qualidade do produto, boa gestão de estoques e excelência no atendimento ao consumidor, devendo, assim, adotar uma estratégia de baixo custo, para que isto se reflita no preço de venda. Como consequência do aumento da competição entre as empresas, vem o aumento do poder de barganha do consumidor, que pode buscar produtos de boa qualidade a preços baixos. Do ponto de vista das empresas estabelecidas no mercado, isto não é um bom sinal, pois, com a queda dos preços de venda, ocorre a queda da lucratividade, além de possíveis perdas de clientes para os novos concorrentes.

Alguns pontos devem ser analisados pelos potenciais empreendedores antes de tomar a decisão em entrar em determinado mercado. Por exemplo, deve-se analisar a divisão do Market Share do ramo de atuação, verificando se o mercado está fragmentado ou com poucas empresas contendo grandes “fatias” do mercado. Outro ponto a ser analisado, é se esses produtos comercializados possuem produtos substitutos disponíveis no mercado. Também deve-se verificar as despesas e custos para a abertura e operacionalização das empresas, tendo em vista que existem negócios mais simples e baratos, atraindo novos entrantes, assim como existem negócios mais complexos e caros, o que reduz esse interesse pelas novas empresas, favorecendo as empresas já estabelecidas no mercado.

Quando o mercado está fragmentado, as empresas maiores podem adotar a estratégia de realizar fusões ou aquisições, visando consolidar o mercado, diminuindo, assim, a concorrência. Percebendo-se que há o risco de novos entrantes, as empresas estabelecidas podem manter capacidade para excedentes de produção, a qual serviria como ameaça aos candidatos a empresários no ramo, desanimando a entrada de novos concorrentes. Assim como, uma redução de preços orquestrada, tacitamente, pelas empresas estabelecidas, visando reduzir o risco de entrada de novas empresas.

Portanto, são diversos os fatores a serem analisados, inclusive, as políticas socioeconômicas do país, principalmente, as relacionadas à abertura e manutenção de empresas. Além da análise da situação de mercado.



Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.

Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.


Comments


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page