top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Negociação de fretes

Foto do escritor: Vinícius de Oliveira Vinícius de Oliveira

Atualizado: 22 de set. de 2020


As empresas que fazem a opção por contratar transporte de terceiros devem se atentar para os preços praticados pelas empresas transportadoras, pois o custo de transporte tem grande representatividade nos custos logísticos. Entretanto, as empresas podem buscar a negociação de condições mais favoráveis de fretes, em comparação aos concorrentes, obtendo, assim, vantagem competitiva utilizando uma estratégia de baixo custo. Para isto, as empresas contratantes (usuárias) precisam observar a competitividade do mercado, o volume de cargas e os produtos semelhantes.

Os usuários precisam observar os custos dos demais modais no mercado que estejam aptos a realizar o transporte do produto nas condições necessárias, aproveitando-se dessa competitividade para obter o menor preço. Dessa forma, a transportadora fará uma análise sobre a importância do cliente, para decidir se abrirá mão de margem de lucro para segurá-lo. A sequência dos modais de transporte, do menor para o maior custo, começa pelo hidroviário, seguido pelo dutoviário, ferroviário, rodoviário e o aeroviário, que é o mais dispendioso.

A empresa usuária pode conseguir desconto em fretes ao negociar um maior volume de cargas para a mesma região ou um consolidado de maior volume, sendo necessária a comprovação da compensação dos custos envolvidos, como, por exemplo, ocorre com a carga completa do veículo com destino ao mesmo depósito, localizado em região próxima.

Outra opção é observar a cobrança de fretes de produtos semelhantes no mercado, sempre observando o peso, volume e risco. Com base nessas informações, pode-se negociar melhores preços.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BALLOU, Ronald. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física / Ronald H. Ballou; tradução Hugo T. Y. Yoshizaki; 1 ed. - 30. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2015.




Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.

Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
                           Demanda

Demanda

Kommentare


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page