top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Logística Empresarial no Brasil

Foto do escritor: Vinícius de Oliveira Vinícius de Oliveira

Atualizado: 22 de set. de 2020


As empresas brasileiras estão cada vez mais atentas às questões da logística empresarial, pois os custos logísticos possuem grande representatividade nos custos totais empresariais. Além disso, a logística empresarial, que é composta de atividades de suprimento e distribuição física, pode influir nos custos e despesas de outras áreas do sistema empresarial, e vice-versa. Exemplificando, temos a situação de perdas e danos de produtos na armazenagem ou manuseio, que gera custos de produção para a reposição.

Devido à grande extensão territorial e características geográficas do Brasil, o governo e as empresas devem analisar e investir em estruturas capazes de otimizar a atividade empresarial para a entrega do produto do ponto de origem até o ponto de destino. É claro que deve ser feito um estudo minucioso, para que a estrutura montada esteja integrada e apresente funcionalidade na prática, evitando desperdício de tempo e recursos financeiros.

O governo, através de políticas públicas, deve proporcionar uma estrutura otimizada para que os modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário, hidroviário) possam atender às demandas diversas de cada região do país, individualmente ou nas formas multimodais ou intermodais, considerando tipos de produtos, valor dos produtos, prazos, distâncias, localizações geográficas, cargas parceladas ou cargas completas, custos etc.

As empresas devem estruturar-se buscando otimizar o sistema logístico de sua organização a um custo reduzido, desde o sistema de informações, com o recebimento de pedidos, emissão de documentos e informações corretas a todos os participantes do processo, a emissão de pedidos para reposição de estoques, ou para atender determinada encomenda (Just In Time), com o recebimento e conferência do produto, manuseio, armazenamento e encaminhamento para a área de separação, embalagem e despacho dos pedidos; até o armazenamento, acondicionamento e manuseio no transporte de cargas, para que o produto seja entregue ao cliente no tempo certo, com as especificações e quantidades corretas e sem avarias, mantendo um excelente nível de serviço e, consequentemente, a satisfação dos clientes.




Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.

Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
                           Demanda

Demanda

Comments


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page