O método Just in Time (aquisição de matéria-prima por encomenda de cliente) funciona desde que o tempo de entrega do fornecedor seja previsível e confiável, e nos casos em que os produtos são customizados. Entretanto, como muitas vezes não conseguimos ter certeza do cumprimento dos prazos de entrega pelos fornecedores e do comportamento da oferta e demanda no mercado, assim como dos problemas de desabastecimento e elevação dos preços das matérias-primas, diversas empresas estão organizando estoques para poder atender aos clientes dentro do prazo estabelecido, mantendo o bom nível de serviço, evitando possíveis perdas de clientes para a concorrência, por atraso ou falta de produtos.
Armazenagem de matérias-primas e/ou produtos apresenta benefícios para a área de transportes e produção, com a redução dos custos do transporte quando a carga do veículo está completa para um roteiro de entregas, por exemplo, e na produção, com a redução dos problemas com faltas de matérias-primas, que geram a interrupção da produção. Além da melhoria na área de Marketing, tendo sempre disponibilidade dos produtos, mantendo um bom nível de serviço, protegendo a empresa contra possíveis crises de desabastecimento no mercado, e mantendo um estoque para proteção em situações de alta dos preços. Entretanto, a quantidade armazenada deve ser analisada com cuidado, para que haja uma compensação entre os custos logísticos envolvidos, resultando no menor custo total logístico.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Comments