O ideal seria que não houvesse estoques, devido aos custos de armazenamento de estoques, que são bastante representativos em relação aos custos totais logísticos. Entretanto, a decisão sobre a estratégia de estoques dependerá do tipo de produto (produto de baixo ou alto valor monetário, produto comum ou customizado etc); do tipo de demanda (permanente, derivada, irregular ou sazonal); do tempo de ressuprimento pelos fornecedores (a localização do fornecedor é um fator importante); da previsão de demanda; de oportunidades ou ameaças do mercado.
Nível de Serviço Logístico
A estratégia de estoques deve proporcionar o atendimento do Nível de Serviço Logístico estabelecido pela empresa em seu planejamento, atendendo a todos os requisitos estabelecidos (prazo de entrega, estado do produto (sem avarias), produto correto, documentação correta, local de entrega correto, data de validade correta etc).
Para conseguir atingir o Nível de Serviço Logístico almejado no planejamento, o profissional de logística da organização pode utilizar a ferramenta Curva ABC, destacando os produtos mais importantes para a organização. Assim, a organização pode alocar seus recursos de forma mais eficiente reduzindo, assim, o custo de oportunidade e demais custos de armazenamento. Por exemplo, a empresa não irá comprar a mesma quantidade de produtos que possuem o giro de estoques em situação oposta. É natural que a organização adquira os produtos com maior giro de estoques.
Na situação de um produto customizado que é entregue ao cliente por encomenda, o profissional de logística utiliza a técnica de puxar estoques ou Just in Time, fazendo o pedido de estoques para demandas já conhecidas. Nesse caso, não há a formação de um grande estoque, favorecendo a redução de custos relacionados a estoques.
Finalidades dos estoques
Além de suprir problemas nas entregas de fornecedores (ressuprimento) e picos de demanda em determinados períodos, os estoques servem para resolver demais contingências e possíveis oportunidades de mercado.
Exemplos de contingências seriam possíveis aumentos de preços de matérias-primas e commodities; problemas de produção de matérias-primas, logística, greves de caminhoneiros, aumento dos preços de combustíveis, atolamento do canal de Suez etc
Para exemplificar as oportunidades podemos citar a aquisição de estoques para eventos promocionais (Black Friday, por exemplo), visando atrair novos clientes; adquirir matérias-primas antes do aumento de preços, obtendo vantagens sobre os concorrentes; os líderes de mercado e grandes empresas podem usufruir do lote econômico para obter economia de escala, comprando estoques com valor unitário inferior aos concorrentes.
O profissional de logística deve avaliar todos esses fatores (organizacionais e ambientais).
#GestãoEficazDeEstoques #GestãoDeEstoques #NívelDeServiçoLogístico #BlogDeNegócios #CurvaABC #JustInTime
Seguem os links abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X
Aproveitem o desconto! Acessem a página abaixo para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações
Cliquem no link abaixo para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!
Comments