A gestão de estoques é fundamental para o negócio, principalmente, para o setor de comércio. Nunca negligencie o seu controle de estoques, pois, isso irá prejudicar o Nível de Serviço Logístico e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Uma gestão eficiente de estoques pode gerar economia para o negócio, tomando melhores decisões em relação aos estoques de produtos, evitando custos de armazenagem e de aquisição, além de melhorar o giro de seu estoque, trabalhando melhor com os produtos, considerando o nível de importância de cada classe de produto da empresa. Quando me refiro a classes, falo das classes A, B e C separadas na ferramenta Curva ABC (leva em consideração o método de Pareto).
Método de puxar ou empurrar estoques
Acredito que a escolha do método utilizado depende do tipo de demanda e de produto. Quando o produto não possui diferenciação e é possível armazenar ele adequadamente, de acordo com previsões de demandas projetadas pelos gestores, é utilizado o método de empurrar o estoque, mantendo, assim, um armazenamento dos produtos. Entretanto, quando o produto é personalizado e/ou montado, e é necessário solicitar por encomenda com prazo, ou seja, são demandas já conhecidas do empreendedor, ele poderá optar pelo método de puxar estoques, também conhecido por Just in Time.
O mundo ideal seria trabalhar sem estoques, mas, para comércios varejistas em lojas físicas, por exemplo, isso não é possível, pois, o produto já deverá está disponível nas prateleiras para compras diárias e imediatas do consumidor, principalmente, produtos considerados essenciais e não duráveis. Inclusive, esses consumos de estoques poderão sofrer variações, sendo prudente ter um estoque de segurança, se o gestor avaliar necessário.
O estoque serve para proteção e aproveitar oportunidades
Realizar uma compra de um lote econômico, com uma quantidade para atender determinado período, de um produto poderá beneficiar a empresa caso se concretize uma previsão de aumento de preços do produto ou matéria-prima no período, protegendo a organização contra a inflação. E poderá servir como proteção, também, nos casos de problemas de falta de matérias-primas para a produção ou algum problema logístico que atrase ou impossibilite as entregas nos prazos, como ocorreu nos problemas da Greve de Caminhoneiros e atolamento do Canal de Suez, por exemplo.
O estoque pode servir para aproveitar oportunidades em campanhas de marketing e de vendas, realizando promoções para o seu público-alvo.
Indicação de curso:
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Comments