Estratégias Organizacionais
- Vinícius de Oliveira
- 29 de set. de 2020
- 3 min de leitura

Muitas empresas estabelecem a área de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) visando oferecer melhores e novos produtos, melhorar a produtividade e obter menores custos operacionais. O grande desafio das empresas é aliar a estratégia de diferenciação (a diferenciação com a inovação também exige um esforço da área de Marketing para prospectar, comunicar e atrair novos clientes, além dos clientes adquiridos através de indicação dos clientes defensores da marca) com a estratégia de menor custo do mercado atuante, aumentando sua margem de lucro e obtendo, assim, a vantagem competitiva. Em setores fragmentados que não possuem muita capacidade para a diferenciação e, consequentemente, têm uma competição de preços mais acirrada, reduzindo a margem de lucro das empresas, uma das soluções poderia ser a estratégia da consolidação do mercado, com as grandes empresas adquirindo empresas concorrentes menores, ganhando em Market Share (fatia de mercado) e em sinergia, caso a escolha da empresa adquirida seja acertada. As empresas líderes em mercados consolidados podem beneficiar-se da economia em escala na compra de matérias-primas, produtos semiacabados ou produtos acabados, na produção e no transporte das entregas em cargas completas ao cliente externo, contribuindo para a liderança na redução de custos no mercado atuante. É claro que a redução de custos dependerá de outros fatores também, como o nível de competição entre fornecedores de determinado produto, o que pode propiciar o aumento ou a redução de preços.
Estratégias de Diferenciação e Liderança em Redução de Custos
A estratégia de diferenciação em uma empresa representa oferecer produto ou serviço com qualidade (valor) não percebida nos concorrentes pelos consumidores, obtendo-se, assim, vantagem competitiva enquanto os concorrentes não conseguirem adaptar essa qualidade ao seu produto ou serviço a um custo menor, superar essa qualidade (especificação) ou inovar com um novo produto/serviço. Quanto mais tempo levar para os concorrentes adaptarem esse fator de diferenciação as suas respectivas organizações, seja pela sua alta complexidade ou custo, fará com que as empresas com a estratégia de diferenciação sustentem essa vantagem competitiva, considerando que é possível a elas elevar o preço de venda, pois o consumidor aceitará pagar a mais pelo valor ofertado pelas empresas e percebido pelos clientes. Quando a diferenciação envolve alta complexidade, dificultando a sua disseminação, os concorrentes podem buscar por pesquisas, análises de estratégias similares em outros ramos de negócio ou no exterior, ou contratando um profissional envolvido em projeto bem-sucedido.
A estratégia de diferenciação deve ter como base a análise de concorrentes e pesquisa com o consumidor, para obter informações de que o consumidor (público-alvo) percebe como valor para ele. Além disso, deve-se verificar as suas atuais necessidades, comportamentos, hábitos, preferências e expectativas. Caso essa análise não seja bem executada, a estratégia de diferenciação pode ser malsucedida, fazendo com que o consumidor abra mão dessa diferenciação e consuma o produto/serviço do concorrente a um preço menor, por isso, deve-se analisar como determinado consumidor toma a sua decisão de compra: Seja pelo menor preço de venda, pela marca famosa (consolidada no mercado), pela qualidade ou pela relação entre o custo e o benefício mais favorável para os clientes. Irá depender, também, das características do produto ou serviço. Por exemplo, até uma medida de sustentabilidade ambiental ou responsabilidade social pode tornar-se um fator de diferenciação valorizado por determinado público-alvo. Essa decisão de compra do consumidor (comportamento) é influenciada pelo momento socioeconômico do país, vivendo um alto índice de desemprego, apesar da redução da taxa básica de juros da economia (SELIC) que, aliada à baixa inflação, incentiva o consumo das famílias. Em caso de sucesso na estratégia de diferenciação, mantendo a vantagem competitiva por um bom tempo, a empresa deve adotar a estratégia de liderança em redução de custos em conjunto, aumentando a sua margem de lucro e o Market Share (fatia de mercado) simultaneamente.
Ainda podemos citar a estratégia do foco no Nicho de mercado, dependendo do perfil e comportamento do público-alvo, momento socioeconômico, localização, ciclo de vida do produto, giro de estoque e margem de lucro.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Commentaires