A estratégia de diferenciação em uma empresa representa oferecer produto ou serviço com qualidade (valor) não percebida nos concorrentes pelos consumidores, obtendo-se, assim, vantagem competitiva enquanto os concorrentes não conseguirem adaptar essa qualidade ao seu produto ou serviço a um custo menor, superar essa qualidade (especificação) ou inovar com um novo produto/serviço. Quanto mais tempo levar para os concorrentes adaptarem esse fator de diferenciação as suas respectivas organizações, seja pela sua alta complexidade ou custo, fará com que as empresas com a estratégia de diferenciação sustentem essa vantagem competitiva, considerando que é possível a elas elevar o preço de venda, pois o consumidor aceitará pagar a mais pelo valor oferecido pelas empresas e percebido pelos clientes.
A estratégia de diferenciação deve ter como base a análise de concorrentes e pesquisa com o consumidor, para obter informações de que o consumidor (público-alvo) percebe como valor para ele. Além disso, deve-se verificar as suas atuais necessidades, comportamentos, hábitos, preferências e expectativas.
Caso essa análise não seja bem feita, a estratégia de diferenciação pode ser mal sucedida, fazendo com que o consumidor abra mão dessa diferenciação e consuma o produto/serviço do concorrente a um preço menor, por isso, deve-se analisar como determinado consumidor toma a sua decisão de compra: pelo menor preço de venda, pela marca famosa (consolidada no mercado) ou pela relação entre o custo e o benefício mais favorável para os clientes. Vai depender, também, das características do produto ou serviço. Por exemplo, até uma medida de sustentabilidade ambiental ou responsabilidade social pode tornar-se um fator de diferenciação valorizado por determinado público-alvo.
Essa decisão de compra do consumidor (comportamento) é influenciada pelo difícil momento socioeconômico do país, vivendo um alto índice de desemprego, apesar da redução da taxa básica de juros da economia (SELIC) de 6% para 5,5%, o que, aliada a baixa inflação, incentiva o consumo das famílias. Em caso de sucesso na estratégia de diferenciação, mantendo a vantagem competitiva por um bom tempo, a empresa deve adotar a estratégia de redução de custos em conjunto, aumentando a sua margem de lucro e o market share (fatia de mercado).
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Comments