Estratégias Competitivas
- Vinícius de Oliveira
- 28 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Existem algumas estratégias empresariais que podem contribuir para as atividades das empresas, desde que sejam planejadas e executadas de forma eficiente e eficaz, optando pelo Modelo de Negócios adequado. Algumas dessas estratégias competitivas referem-se à Liderança na Redução de Custos, Diferenciação e Nicho de Mercado.
Liderança na Redução de Custos
A liderança na redução de custos poderá favorecer às empresas que buscam aumentar o seu lucro, podendo, assim, utilizar uma parte desse lucro para reinvestir no crescimento do negócio, ou conseguir oferecer o menor preço do segmento de mercado, visando obter maior volume de vendas e a retenção de novos clientes (aumentando o Market Share). Entretanto, a redução de custos não pode significar perda de qualidade. A organização deve oferecer valor agregado na percepção do cliente. As famílias, muitas vezes, necessitam buscar o menor preço em momentos socioeconômicos mais difíceis em nosso país, às vezes, mudando até o hábito de consumo. Por isso, os empreendedores devem ter muita atenção com o cenário Macroeconômico também, tendo alternativas para cenários diversos e desafiadores. A estrutura e o Modelo de Negócios devem ser bem avaliados.
Diferenciação
Nessa estratégia é fundamental pesquisar e ouvir clientes, público-alvo e colaboradores, com o intuito de verificar o que eles estão gostando e o que está faltando no negócio. Antes do início da atividade deve-se verificar os preços praticados pelos concorrentes, suas principais práticas e o que os consumidores estão sentindo falta no negócio da concorrência. A partir daí, o empreendedor poderá buscar essa diferenciação com uma inovação (que proporcione valor na percepção do cliente), a qual representaria uma vantagem competitiva. Entretanto, as inovações exigem pesquisa, testes e validação junto ao público-alvo. É necessário saber se a inovação será aceita (validada) pelo consumidor antes de produzir grande estoque.
Pode parecer controverso, pois, ao inovar a empresa poderá ter mais custos. Porém, o ideal seria utilizar as duas estratégias simultaneamente: Liderança na Redução de Custos e Diferenciação, tendo em vista que as organizações empresariais devem sempre buscar as melhores soluções para seus clientes em ambientes altamente competitivos. Quando o segmento é fragmentado em várias empresas e com baixa barreira de entrada ele torna-se mais competitivo. Mas, quando o segmento é mais consolidado em poucas empresas, com muitas regulações, operações de alto custo e complexas (exige mão de obra qualificada), tendo alta barreira de entrada, a competição de preços de venda fica menor, e o consumidor possui menos poder de barganha.
Nicho de Mercado
O Nicho de Mercado também é uma estratégia interessante, pois, o empreendedor poderá identificar um problema a ser resolvido em determinada região onde esse serviço é escasso e as pessoas sentem falta (verificar se, realmente, existe essa demanda no local). A estratégia do Nicho é uma segmentação do mercado, ou seja, a empresa foca em um Nicho de mercado, tornando-se especialista em determinado serviço/produto. O objetivo do empresário é ficar reconhecido no mercado como especialista em determinada atividade, facilitando, até mesmo, a análise e prospecção do cliente em potencial para essa demanda específica.
Indicação de curso:
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Comments