Estratégia de estoques
- Vinícius de Oliveira
- 18 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2020
O ideal é que houvesse um sincronismo entre as ofertas e demandas do mercado, para facilitar a reposição dos estoques pelas empresas apenas no momento oportuno, reduzindo, assim, o custo de oportunidade. Dessa forma, a alocação dos recursos poderia ser mais eficiente, tendo em vista que a entrada e saída de produtos do estoque seria praticamente simultânea, evitando compras antecipadas dos produtos, e, consequentemente, reduzindo os custos de manutenção e oportunidade.
No sistema Just in Time ocorre exatamente dessa forma, pois os produtos são solicitados de acordo com o prazo de ressuprimento e da demanda dos clientes, considerando que haja certeza.
Entretanto, na prática, não há sincronismo na maioria das demandas do mercado, pois, o comportamento de consumo pode sofrer alterações por diversos fatores, inclusive, pelas políticas socioeconômicas do país. Além disso, não há garantia de que os fornecedores conseguirão cumprir os prazos de ressuprimento sempre (por problemas na produção ou logística, exemplificando), podendo gerar a falta de um produto acabado importante nas prateleiras ou de um produto semiacabado ou matéria-prima para a produção. Visando evitar a falta de produtos no momento do atendimento ao cliente ou no prazo estipulado para a entrega, que gere a insatisfação e possível perda de clientes, as empresas preferem manter estoques de segurança.
As organizações empresariais mantêm estoques de segurança para as seguintes situações: Variabilidade nas demandas do mercado, problemas no ressuprimento, proteção contra o aumento dos preços dos produtos ou das matérias-primas, necessidade de antecipar a compra de produtos sazonais, por disponibilidade ou preço, e falta de matéria-prima ou produto importante.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BALLOU, Ronald. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física / Ronald H. Ballou; tradução Hugo T. Y. Yoshizaki; 1 ed. - 30. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2015.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Comments