Alguns hotéis necessitam ficar atentos em erros cometidos nas atividades, para providenciar as correções e melhorias. Isso é fundamental em um mercado altamente competitivo e dinâmico. Utilizar a ferramenta Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) poderá contribuir para a melhoria contínua.
Não realizar pesquisas
Não ouvir os clientes deixará a sua empresa trabalhando sem a devida informação sobre o desempenho de seu negócio em relação aos clientes. É essencial saber o Nível de Satisfação do Cliente sobre os fatores críticos de sucesso do negócio (limpeza, conforto, localização, equipe de atendimento, por exemplo), suas expectativas e opiniões sobre os pontos positivos e negativos. A empresa deverá possuir um sistema de informação bem estruturado para obter informações relevantes para o negócio. Além disso, o empreendedor deverá colocar o resultado das pesquisas em prática, realizando e executando planos de melhorias. O importante é oferecer um diferencial competitivo na percepção do cliente, tornando a sua empresa única no mercado.
Processos não padronizados e não treinados
Quando o processo não está padronizado e devidamente treinado, a empresa está exposta a um risco maior, pois, cada funcionário poderá agir de uma forma diferente, gerando a variabilidade nos procedimentos e processos, podendo ter uma redução na qualidade da execução.
Falta de manutenção ou substituição dos equipamentos
Quem presta o serviço de hotelaria deverá fazer manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos que são oferecidos aos hóspedes, ou trocar os equipamentos (quando for o caso), para eliminar ou minimizar os problemas no momento da hospedagem, problemas estes que poderiam gerar muitos transtornos aos clientes. Por exemplo, se o Ar condicionado e a Televisão não estão funcionando corretamente, isso poderá impactar negativamente no conforto do cliente, caso não seja solucionado. A empresa deverá cumprir o que foi "contratado" pelo cliente.
Falta de Organização
Quando a mesma equipe de atendimento (recepção) divide-se entre atender aos novos clientes (check-in) e aos clientes já hospedados, isso poderá ocasionar muita demora e insatisfação das pessoas. O serviço deverá ser melhor dividido e organizado, para não ocasionar uma espera excessiva dos clientes. Quando for o momento do atendimento, o profissional deverá escutar o problema/necessidade do cliente e oferecer a melhor solução possível para o hóspede. Esse atendimento ao cliente deverá ser registrado, visando a elaboração de um relatório para auxiliar a tomada de decisão dos gestores. Além do controle, os profissionais envolvidos no processo deverão fornecer uma retroalimentação (feedback) aos gestores.
Indicação de curso:
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Comments