Erros dos Empreendedores
- Vinícius de Oliveira
- 20 de jan.
- 3 min de leitura
Alguns erros dos empreendedores podem aumentar o risco do negócio. Por isso, muitas empresas são obrigadas a fechar com pouco tempo de vida. Citar alguns erros observados pode contribuir para a melhoria da atividade empresarial, principalmente, do MEI, e das micro e pequenas empresas, os quais estão no início da jornada. Seguem alguns erros:
Falta de conhecimento
Muitos empreendedores acham que possuir um grande conhecimento sobre a produção de um produto ou a prestação de um serviço (atividade fim) é suficiente para manter um negócio no longo prazo. Porém, é necessário o conhecimento sobre o que envolve a Gestão Empresarial, inclusive, a gestão financeira, a gestão de marketing etc.
Ignorar o Cliente
O empreendedor não deve ter uma visão imediatista, ele deve pensar em manter um relacionamento com o cliente a longo prazo, por isso, não deve tentar vender a todo custo, mas sim, escutar o problema ou a necessidade e buscar a melhor solução possível para o cliente, com o objetivo de fidelizar e encantar os clientes, contribuindo para que estes possam tornar-se defensores da marca, indicando a empresa para pessoas de seu convívio. Se conseguir fazer uma excelente retenção de clientes, irá manter um bom faturamento recorrente. Além disso, irá reduzir custos utilizados para recuperar clientes que tiveram algum problema com a empresa e optaram pelo concorrente. Porém, a organização também deverá trabalhar para a aquisição de novos clientes, sempre prospectando os clientes em potencial.
O produto não tem utilidade ou não resolve o problema do público-alvo
O empreendedor deve ter muito cuidado com isso, para ter certeza que existe demanda para seu produto e/ou serviço. Primeiramente, o empresário deverá verificar qual é o problema ou a necessidade do seu público-alvo, para assim, trabalhar na melhor solução (produto e/ou serviço) do problema. Algumas organizações cometem o erro de pensar primeiro no produto, para depois buscar o problema. A Missão da empresa é fornecer soluções para os problemas de seu público-alvo, e isso vai mudando ao longo do tempo, tendo em vista a evolução da tecnologia e comunicação.
Ter um Plano de Marketing ruim
O plano de Marketing é essencial para o negócio, vide a publicidade constante de grandes empresas consolidadas no mercado, como a Coca-Cola, por exemplo. A empresa deve dar valor à Gestão de Marketing, inclusive, o Marketing Digital, visando obter informações sobre as características e os atuais hábitos de consumo de seu público-alvo, com essa informação a organização pode trabalhar melhor para localizar, prospectar, atrair e conquistar o cliente em potencial.
Precificação ruim ou sem estratégia
Alguns empreendedores iniciantes acham que comprando um produto por R$ 5 e revendendo por R$ 10, eles terão 100% de lucro. Porém, eles estão equivocados em não considerar os custos fixos da empresa, como salários, aluguel etc.
É fundamental verificar os preços praticados pelos concorrentes, visando adotar a melhor estratégia de precificação possível, sobretudo, para avaliar se o negócio, realmente, é viável.
A empresa deverá apresentar a melhor relação entre o custo e o benefício para o cliente (valor justo). Caso a empresa utilize um preço acima do que o consumidor aceita pagar pelo produto/serviço, poderá travar as vendas. Por isso, são importantes os testes e as validações.
Indicação de curso:
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Yorumlar