Endividamento e Inadimplência
- Vinícius de Oliveira
- 27 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
O endividamento é a situação em que é acordado um pagamento por um serviço prestado ou produto comprado em determinado prazo estabelecido. Já a inadimplência ocorre quando essa dívida não é quitada no prazo estipulado, podendo gerar juros e multas pelo tempo de atraso.
Perigos do endividamento
Seja empresa ou pessoa física, o perigo do endividamento ocorre quando se compromete uma parcela excessiva da sua receita (uma receita futura que muitas vezes não é regular ou garantida), deixando a empresa ou pessoa física engessada. Outro perigo são as taxas de juros cobradas, principalmente, em situações de empréstimos. Se for o caso de buscar a alternativa do empréstimo, deve-se pesquisar as melhores condições, para que se possa pagar dentro das datas acordadas e a menores taxas de juros possíveis no mercado.
O maior perigo é a falta de controle e organização financeira, o que pode aumentar a dívida.
As empresas devem buscar os programas de crédito para negócios, visando as melhores condições para os objetivos das empresas. Além disso, deve buscar a negociação de suas dívidas em atraso.
Inadimplência nas empresas
A inadimplência é uma situação pior que o endividamento, pois representa que a organização não conseguiu cumprir seu compromisso no prazo, e sofrerá a incidência de juros.
Quando a empresa toma crédito de terceiros de forma planejada, para gerar valor para a organização, é uma situação positiva, onde pode trazer bons resultados, com boa rentabilidade. Entretanto, se a empresa pega empréstimo de forma não planejada e desorganizada para resolver problemas, as coisas podem se agravar se a empresa não se organizar para pagar suas despesas financeiras nos prazos contratados.
Reserva financeira
A reserva financeira pode ser uma medida eficaz para evitar que as empresas precisem buscar o capital de terceiros (com cobrança de juros) para resolver um problema urgente, principalmente, em momentos de crise. Esse recurso financeiro pode manter o seu negócio funcionando em problema de descasamento de fluxo de caixa.
Ponto de equilíbrio, giro de estoques, redução de custos e negociação
O ponto de equilíbrio representa o quanto que a empresa precisa vender para que não tenha prejuízo. Saber essa quantidade do ponto de equilíbrio é muito importante para planejar estratégias de marketing e vendas, e estabelecer metas para seus colaboradores.
Trabalhar para melhorar o giro de estoques e o Nível de Serviço Logístico favorece as vendas e o fluxo de caixa.
Reduzir os custos dos processos-chave, melhorando a produtividade, aumenta a margem de lucro.
Além de negociar as dívidas em atraso, as empresas devem negociar prazos e formas de pagamento com fornecedores e clientes, para obter um bom fluxo de caixa.
#Endividamento #Inadimplência #ReservaFinanceira #Negociação #PontoDeEquilíbrio #BlogNegócios #Empreendedorismo
Segue o link abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X
Aproveitem o desconto! Acessem a página abaixo para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações
Cliquem no link abaixo para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!
Comentarios