top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Empreendedores seniores




Atualmente, o Brasil possui 4 milhões de empreendedores acima dos 60 anos. Segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de 2012 a 2023, houve um aumento de 42% em donos de negócios seniores (fonte: Brasil tem mais de 4 milhões de empreendedores acima dos 60 anos. Veja dicas para começar (globo.com) - Repórter Ana Clara Veloso - publicada no veículo Extra Online em 22/09/2024).



Aumento da expectativa de vida do brasileiro


Em virtude do aumento da expectativa de vida do brasileiro ao longo dos anos, em consequência do avanço da Medicina, da Nutrição, das políticas governamentais em prol da melhoria da qualidade de vida da população, da evolução ao acesso à informação e das tecnologias, muitas vezes, há necessidade de idosos buscarem uma renda principal ou complementar sua renda nesta fase da vida.


Condições para evoluir


Os idosos possuem bastante capacidade para evoluir nos negócios, tendo em vista sua maturidade, experiência no mercado de trabalho e inteligência emocional adquirida pela vivência. Entretanto, eles necessitam buscar o conhecimento de gestão empresarial, inclusive, desenvolver uma visão estratégica. É fundamental o empreendedor buscar o apoio de instituições como o Sebrae, visando adquirir conhecimento para ter sustentabilidade em seu negócio.

Muitos empreendedores seniores optam por abrir uma franquia, pois, a franquia representa um modelo já estruturado e com um apoio em relação a fornecedores, treinamento, marca consolidada etc.

Os empreendedores devem avaliar com muita atenção as condições oferecidas pelas franquias, a saber: Qual é o investimento inicial e o capital de giro necessário para manter as operações da empresa; verificar se o produto possui boas margens e analisar uma precificação adequada para manter a competitividade perante a concorrência; quais as limitações (se for o caso) em suas decisões na gestão do negócio; quanto tempo, por dia, o empreendedor deve dispor na gestão do negócio; se a gestão deve ser presencial ou poderá ser à distância, como no exemplo dos minimercados automáticos, onde, muitas vezes, o empresário só comparece no local para fazer a limpeza e abastecer os produtos; se precisará de colaboradores ou não; quanto tempo leva para o empresário obter o retorno do seu investimento; quantos produtos são necessários vender para atingir o ponto de equilíbrio do negócio; qual será o seu público-alvo e seu comportamento atual de consumo; qual é a Missão Empresarial do negócio e demais diretrizes organizacionais; quais são os processos-chave e alternativas para reduzir custos; quais são os pontos fortes, pontos fracos (empresa), oportunidades e ameaças (ambiente); quais são os fatores críticos de sucesso para o êxito do negócio (avaliar as melhores práticas do segmento - benchmarking); fortalecer a marca junto aos stakeholders (interessados no negócio); estabelecer prioridades; fazer gestão de riscos (o controle, com os indicadores de desempenho relevantes para o negócio; a Estratificação de Dados e a Matriz GUT- Gravidade, Urgência e Tendência- podem auxiliar na gestão de riscos).






Indicação de curso:


Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.

Word, Excel e Power Point

Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo

Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional





Comments


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page