top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Dicas para uma boa estocagem de produtos

Foto do escritor: Vinícius de Oliveira Vinícius de Oliveira


Antes de estocar o produto, verifique se o produto está correto (de acordo com as especificações), a quantidade recebida, as condições da embalagem, se está avariado, o prazo de validade, as condições de temperatura para a estocagem e as condições de empilhamento.

Tenha um bom controle de estoque. Registre as entradas, as saídas, o saldo. Calcule o consumo médio mensal. Isso irá facilitar a sua gestão de ressuprimento de estoques, visando analisar o ponto de ressuprimento ideal e a quantidade máxima de produtos que deve ser estocada, e pode contribuir para a redução dos custos. Por exemplo, se você percebe que tem um produto com um baixo giro, pode analisar as causas, para a melhor tomada de decisões, seja deixar de comprar esse produto, comprar em menor quantidade, fazer troca de produtos com outra instituição ou melhorar a estratégia de Marketing e Vendas.

Verifique se as estantes ou palhetes estão limpos e em locais iluminados.

Arrume o estoque por tipos de produtos e coloque-o em locais de boa visibilidade, visando um controle eficiente.

Organize o estoque dos produtos observando as datas de validade, visando vender, primeiro, os produtos com o menor tempo de validade, evitando, assim, a perda dos produtos

Distribua o seu estoque de forma que facilite o fluxo de movimentação no depósito. Os produtos de maior giro devem está localizados mais próximos da área de vendas (prateleiras das lojas).

Planeje a forma e equipamentos para manuseio e movimentação, evitando perda de tempo e quebra de produtos.

Conhecer os tipos de produtos (os principais cuidados e formas para a estocagem) e os tipos de demanda (permanente, irregular, sazonal ou derivada).

Utilize a ferramenta da curva ABC, baseado na teoria de Pareto, para definir os produtos mais importantes, seja pelo faturamento ou quantidade vendida.

Sendo que os produtos da classe A engloba apenas 20% do total de produtos, e proporciona 80% do faturamento. A classe B engloba 30% do total de produtos, e proporciona 15% do faturamento. Enquanto a classe C engloba 50% do total de produtos, e proporciona 5% do faturamento da empresa. Esses percentuais não são rígidos e podem sofrer algumas variações. A ferramenta curva ABC auxilia o gestor na tomada de decisão na alocação dos recursos, priorizando os produtos mais importantes.



Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.

Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.


Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X









Comments


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page