top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Dicas para as micro e pequenas empresas




Devemos sempre incentivar o consumo de produtos e serviço dos pequenos negócios localizados em nossa região, visando incentivar aos empreendedores e desenvolver a atividade econômica das respectivas regiões. Vale ressaltar que as micro e pequenas empresas geram grande parte das ofertas de empregos, beneficiando as famílias.

No entanto, observamos que as empresas varejistas de nossa região têm perdido clientes para as grandes varejistas do mercado, em virtude da diferença de preços. Às vezes, a diferença é muito grande.

Atualmente, com o aumento de novos usuários da Internet, economicamente ativos, os consumidores têm a possibilidade de pesquisar melhor os preços e condições, além da possibilidade de comprar pela própria Internet (E-commerce).

Seguem algumas dicas para as micro e pequenas empresas poderem melhorar o seu desempenho:



Tenha uma reserva financeira


A reserva financeira e uma boa gestão financeira propiciam que a organização mantenha o funcionamento de suas operações, mesmo em momentos de crises (como a crise gerada pela pandemia, por exemplo). Além disso, a reserva financeira poupa o empreendedor de pegar recursos de terceiros (empréstimos), tendo que pagar juros, de forma não planejada, visando resolver alguma contingência.

Fique atento ao cumprimento do orçamento empresarial e ao fluxo de caixa.



Escolha um bom modelo de negócios


O modelo de negócios é a forma como a empresa irá se organizar para entregar valor ao cliente, seja por loja física, loja virtual ou as duas formas; entregas em domicílio (delivery), retirada na loja, Drive Thru; verticalização com cadeias de valores diferentes dos concorrentes (mais opções); mais unidades de negócios ou produtos; estratégia de estoques; formas de pagamento. A criatividade e a inovação são fundamentais para a diferenciação no segmento, sempre observando as mudanças e tendências do mercado.

A organização deve analisar o ambiente, inclusive a concorrência e líderes do mercado, para verificar as melhores alternativas para o seu negócio, otimizando o processo e reduzindo os custos operacionais.



Ouça aos clientes e clientes em potencial


Pesquise de forma eficaz, com o intuito de verificar o nível de satisfação do cliente. Verifique o comportamento do consumidor e como ele toma sua decisão de compra, e quais são as suas atuais necessidades e exigências.

Tenha empatia, escute com atenção e proponha as melhores soluções possíveis.



Bons fornecedores


Ter uma boa relação com bons fornecedores é muito importante, tanto pela localização em relação à empresa ou aos clientes finais, quanto pela qualidade dos produtos ou matérias-primas e o cumprimento dos prazos de entrega (tempo de ressuprimento)

A possibilidade de negociar melhores preços e lotes econômicos também é fundamental.



Indicadores de desempenho


Crie bons indicadores de desempenho e mensure os resultados, gerando excelentes relatórios gerenciais para a tomada de decisões. Exemplos: Nível de Satisfação de Clientes, Retenção de Clientes, Novos Clientes, Ticket Médio, Vendas, Devoluções de Produtos, Reclamações etc



Preço de venda


Busque melhorar a precificação de seus produtos/serviços, arcando com seus custos e obtendo o lucro almejado no planejamento. Atualmente, os consumidores estão pesquisando cada vez mais os preços, em virtude da maior competição do mercado (depende do segmento) e facilidade no acesso às informações, por isso, o empreendedor deve ter cuidado para não extrapolar no preço de venda e perder clientes.

Conheça os preços praticados pelos concorrentes.

Obtenha conhecimento sobre formação de preço de venda.

Conheça a quantidade de produtos vendidos que serão necessários para obter o lucro desejado e se planeje para isso.



Busque um relacionamento sustentável


Não pense apenas no curto prazo e na venda imediata. Busque soluções para manter um bom relacionamento com os interessados no negócio no longo prazo, principalmente, com seus clientes.

Planos de fidelidade, sorteios, promoções, pós-venda, SAC (serviço de atendimento ao consumidor) podem ser boas estratégias.




Segue o link abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X



Acessem a página abaixo para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações











 
 
 

Comments


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page