A delegação de responsabilidades favorece o desempenho organizacional, possibilitando uma melhor organização das atividades e do seu tempo de execução.
Processos-chave
Os processos-chave são os mais importantes para as empresas, apresentando resultados quem impactam diretamente nas atividades-fim da organização
As empresas sempre procuram melhorar os seus processos-chave, de formar a torná-los mais eficientes e ágeis, melhorando sua produtividade e trazendo resultados expressivos para o negócio.
Muitas organizações utilizam a ferramenta Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) para implementar a melhoria contínua em suas atividades, evitando uma estagnação e acomodação.
A delegação de responsabilidades de processos de apoio, como a limpeza, a manutenção predial, por exemplo, podem liberar tempo e recursos para que a organização concentre-se em sua atividade finalística, obtendo, assim, um melhor desempenho. Como exemplo, podemos citar uma escola de inglês, um restaurante etc. A terceirização serve para isto. Surgem questões de logística: Usar transporte próprio ou veículo locado com motorista? Depósitos próprios ou alugados?
Cada caso deve ser analisado individualmente e com muito cuidado, para evitar uma alocação de recursos desperdiçada ("elefante branco"), ou pior, que possa comprometer ainda mais os custos da empresa.
Mas os cálculos devem ser feitos e comparados, para verificar se vale a pena terceirizar ou não, pois tudo depende da quantidade e frequência da demanda da empresa, de seu porte, do orçamento, das despesas com empregados próprios ou com um contrato de prestação de serviços, quais as atividades realmente necessárias. O importante é que os processos sejam executados da melhor maneira, atendendo as atuais necessidades dos clientes e propondo as melhores soluções, e com o menor custo total possível dentro do segmento de mercado em que atua.
Troca de conhecimentos
Por melhor que seja o profissional, o mesmo necessita interagir com outras pessoas para uma melhor troca de ideias e conhecimentos.
A delegação de responsabilidades permite uma troca maior de conhecimentos e experiências. Isso deve ser bem aproveitado pela empresa. As pessoas não devem concentrar uma quantidade exagerada de atividades, pois pode gerar "gargalos", atrasos e perdas de prazos.
Escolha bem o profissional
O profissional deve ser bem escolhido pela organização para a delegação de responsabilidades, evitando problemas de rotatividade de pessoal e absenteísmo. Por isso, o processo seletivo deve ser bem planejado e executado pelo pessoal de gestão de pessoas, e a entrevista decisiva deve ser feita pelo gestor que observou a necessidade e solicitou a contratação.
Ofereça a estrutura necessária
A estrutura envolve o ambiente de trabalho (relações interpessoais e com a empresa); condições e benefícios para o trabalhador; segurança do trabalho; saúde ocupacional; treinamentos adequados; diretrizes e objetivos organizacionais bem definidos e comunicados.
#Delegação #DelegaçãoDeResponsabilidades #ProcessosChave #TrocaDeConhecimentos #EscolhaBemOProfissional #OfereçaAEstruturaNecessária #TreinamentosAdequados #BlogNegócios #BlogDeNegócios #BlogDeEmpreendedorismo #BlogEmpreendedorismo #Empreendedorismo
Segue o link abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X
Aproveitem o desconto! Acessem a página abaixo para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações
Cliquem no link abaixo para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!
Comentários