top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Controle de estoques: Os tipos de demanda

Foto do escritor: Vinícius de Oliveira Vinícius de Oliveira

Atualizado: 22 de set. de 2020

Conhecer os tipos de demanda do seu negócio, contribui para o controle eficiente e eficaz do estoque, reduzindo, assim, os custos de estoques e mantendo um nível de serviço competitivo no mercado.

As informações sobre as características das demandas faz com que as empresas se planejem para o momento correto do envio do pedido de ressuprimento de produtos ou matérias-primas para os fornecedores dentro do prazo necessário para atender as respectivas demandas, e a quantidade que deve ser solicitada em cada pedido. Isso é muito importante, até mesmo, porque as empresas podem possuir mais de um tipo de demanda em seu portfólio de produtos, tendo que selecionar os fornecedores adequados.

Os tipos de demanda classificam-se como: Demanda permanente, demanda sazonal, demanda irregular, demanda em declínio e demanda derivada.

A demanda permanente é aquela em que o produto fica no mercado por um longo período (a impressão é de que o produto será eterno), sem que ocorram picos ou quedas acentuadas. As empresas devem permanecer atentas às inovações e movimentos no mercado, para verificar qualquer nova tendência, sempre observando as fases do ciclo de vida dos produtos. Para as demandas permanentes, as reposições de estoques devem ser constantes. Exemplo: pasta de dente.

A demanda sazonal ocorre em períodos específicos do ano. Deve-se buscar informações em pesquisas de mercado e avaliações do fluxo de caixa dos últimos 5 (cinco) anos, para conseguir projetar a quantidade necessária do produto para determinado período. Exemplo: Os ovos de Páscoa (Páscoa), árvores de natal (Natal), casacos (estação do Inverno).

A demanda irregular é percebida quando o consumo é inconstante para determinado produto, sendo a decisão de compra do consumidor influenciada por fatores socioeconômicos ou do mercado específico. Com a irregularidade na demanda, recomenda-se manter um estoque de segurança para não deixar de atender ao cliente em momentos de aumento no consumo. Exemplo: O aumento do preço da gasolina influencia no aumento da demanda pelo etanol. A aquisição de carros tipo flex (gasolina ou etanol) também sofre influência.

A demanda em declínio é verificada quando o produto fica obsoleto no mercado, em virtude do desenvolvimento de novas tecnologias e produtos inovadores que atendem as demandas atuais dos clientes. A substituição do produto pode ocorrer gradativamente ou “de uma hora para outra”, dependendo das ações de marketing. Exemplo: A substituição da máquina de escrever pelo computador; a substituição da máquina fotográfica analógica pela digital; a substituição do disquete pelo pendrive.

A demanda derivada é decorrente da demanda por produtos acabados. Na demanda derivada é mais fácil projetar a quantidade necessária, pois ela é definida através dos pedidos pelos produtos acabados. Exemplo: Disco rígido do computador.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BALLOU, Ronald. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física / Ronald H. Ballou; tradução Hugo T. Y. Yoshizaki; 1 ed. - 30. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2015.






Acessem a página abaixo (link) e obtenham mais informações sobre o livro "O Controle Eficaz de Estoques"


O livro "O Controle Eficaz de Estoques" é fruto de pesquisa bibliográfica.

Autor - Vinícius de Oliveira Guimarães é graduado em Administração pela Universidade Estácio de Sá em 2010. Possui MBA em Gestão Empresarial e MBA em Logística Empresarial.





Comments


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page