top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Comércio entre Empresas (B2B)

Foto do escritor: Vinícius de Oliveira Vinícius de Oliveira

Atualizado: 24 de mar. de 2024




Caso uma empresa produza seu próprio produto acabado e está acostumado a atender demandas dos consumidores finais, ela possui uma estrutura montada para atender a este tipo de demanda, com as quantidades e custos específicos da atividade, interferindo na margem de lucro e no preço de venda do produto. Entretanto, o produto poderá fazer tanto sucesso no mercado que podem aparecer outras empresas interessadas (distribuidores). Assim, surge a oportunidade do comércio entre empresas.



Conciliar o atendimento para empresas e para o consumidor final


Pode até conciliar as duas atividades, mas tem que possuir estrutura para isso. A partir do momento em que existem demandas para o comércio com empresas, a organização deverá tomar decisões sobre o seu modelo de negócios e posicionamento estratégico, pois as mudanças são significativas para o resultado da organização.



Peculiaridades no comércio entre empresas


Normalmente, essa relação entre empresas é regida por contrato, o que representa maior segurança e previsibilidade no recebimento das receitas, além de representar um volume de produto muito maior na negociação, o que poderá proporcionar a maior parte do faturamento empresarial. O empresário deverá analisar tudo isso para a tomada de decisão.

Em contrapartida, nesse tipo de comércio a exigência técnica e operacional é muito maior, até mesmo para reduzir os riscos da empresa cliente.


Mudanças Necessárias


Para passar a comercializar com outras empresas, além da estrutura necessária, a organização necessita adquirir lotes econômicos das matérias-primas, até porque a demanda será muito maior para os distribuidores em relação aos consumidores finais. Os lotes econômicos são maiores que o lote considerado normal e sua quantidade é estabelecida de forma a propiciar o menor custo logístico total (balanceamento), e possuem preços unitários mais baixos do que uma compra que seria feita normalmente. Essa mudança é necessária para aumentar a margem do produto e poder ofertar preços competitivos para as empresas (o preço é diferenciado porque os produtos adquiridos pelas empresas ainda serão revendidos aos consumidores finais).

A empresa deverá ter bom relacionamento com excelentes fornecedores, além de analisar formas de reduzir os custos dos processos-chave, para que o negócio seja rentável e gere o lucro desejado pela organização.






Conhecimentos Importantes para o Mercado de Trabalho:


Muitas empresas utilizam as ferramentas e os programas informatizados importantes do Pacote Office, atualmente, com o intuito de executar tarefas das atividades de apoio e atividades-fim. O Word auxilia na produção de textos e documentos formais da organização; o Excel possui planilhas para a produção de tabelas, relatórios gerenciais e gráficos, contribuindo para a organização de dados necessários para as tomadas de decisões empresariais; o Power Point auxilia nas apresentações com slides de qualidade para estudantes e para as equipes de colaboradores, gestores, clientes em potencial e possíveis parceiros e investidores. Com essa grande demanda das organizações, os funcionários devem manter-se atualizados em conhecimentos utilizados no cotidiano.





Indicação de Curso:


Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo e 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.

Word, Excel e Power Point

Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo

Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional






165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page