Centros de Distribuição (CD)
- Vinícius de Oliveira
- 18 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Os centros de distribuição envolvem atividades como o recebimento, armazenamento, estocagem, separação, conferência e carregamento. A sua estrutura e o layout dependem da atividade executada pela empresa. Por exemplo, o comércio entre empresas (B2B) costuma movimentar volumes consolidados (embalagens maiores), enquanto que o comércio direto para o consumidor final (B2C) envolve vendas de unidades de produtos e fracionadas. Isso influi na organização e no layout.
Organizar os produtos para otimizar a utilização do espaço físico
Organizar os produtos e o layout que envolve as atividades do processo é fundamental para a melhor utilização dos recursos envolvidos nas atividades do centro de distribuição, inclusive, do espaço físico. É essencial que se ache um ponto de equilíbrio, para evitar gargalos na atividade, tornando o processo mais eficiente.
Podemos estabelecer essa organização do centro de distribuição através dos seguintes aspectos:
Por tipo de Produto
Produtos de diferentes características físicas e que possam contaminar ou danificar outros produtos através do odor, da toxidade. Além disso, produtos de construção, por exemplo, podem danificar produtos mais frágeis. Os gestores dos centros de distribuições devem ficar atentos, também, à temperatura de armazenagem exigida e as datas de validade dos lotes de produtos.
Por restrição de Nível e Temperatura
Esse planejamento envolve o uso de empilhadeira e o tipo de produto a ser armazenado nos portas paletes, tendo em vista que as empilhadeiras possuem limites de pesos em cada nível, restringindo o peso dos produtos, e o fato da temperatura ser mais elevada nos níveis mais elevados, o que impossibilita o armazenamento de determinados produtos.
Por Curva ABC
A curva ABC possibilita que produtos com características semelhantes possam ser organizados por divisões em classes (organização e posicionamento do produto de acordo com a quantidade do seu giro de estoque). O objetivo é reduzir o caminho e o tempo, otimizando o processo. Deve-se ter cuidado para não exagerar na concentração dos recursos em um local específico, para não gerar gargalos. O sistema do centro de distribuição deverá funcionar eficientemente, como um todo.
Tipo de Venda
Grandeza ou Miudeza dos produtos/volumes.
Misto
O misto procura atender às especificidades de classes de produtos agrupadas (Clusters), utilizando, também, a técnica da Curva ABC para obter melhores resultados no processo.
REFERÊNCIA
LINHARES, Eduardo, Logística Eficiente - Um Guia Prático em Busca da Excelência Operacional, editora Figurati, São Paulo, 2004
Indicação de curso:
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Comments