A relação entre o ciclo de vida do produto e a distribuição física
- Vinícius de Oliveira
- 11 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de ago. de 2019
Existe relação entre as fases do ciclo de vida dos produtos e a estratégia de distribuição física adotada pelas empresas. Por isso, a logística empresarial deve estar conectada com as áreas de Marketing e Produção da empresa. As fases do ciclo de vida dos produtos são a Introdução, o Crescimento, a Maturidade e o Declínio. A Introdução é o lançamento de um produto no mercado, onde o consumidor ainda está conhecendo as suas qualidades. Na fase de Introdução, a quantidade do produto produzida e disponibilizada no mercado ainda é pequena, e alocada em um número restrito de depósitos, tendo em vista que o produto necessita da aprovação do consumidor. Nesta fase, a empresa sentirá a aceitação do produto pelo consumidor. E para que esta análise seja eficaz, o consumidor deve ser ouvido (pesquisa de satisfação), além da análise quantitativa das vendas. O Crescimento ocorre a partir da aprovação do produto pelo público-alvo, sendo disponibilizada no mercado uma quantidade maior, porém, sem uma definição quanto a um quantitativo a ser demandado efetivamente, apesar da análise do potencial de vendas. Na fase de Crescimento, há um aumento da produção e dos pontos de distribuição, visando aumentar o Market Share da empresa em seu segmento, enquanto os concorrentes estudam como competir com o produto lançado. A Maturidade é um período em que as vendas se mantém estáveis (não há quedas ou aumentos muito relevantes). Nesta fase, a quantidade a ser produzida e distribuída é definida com maior facilidade, contribuindo para a definição do nível de serviço que satisfaça aos clientes, ao mesmo tempo que não represente um custo excessivo em relação aos concorrentes. O Declínio representa o período de queda das vendas. Isto ocorre devido ao surgimento de um produto substituto que ofereça valor ao mercado a um preço menor e/ou à obsolescência do produto, não satisfazendo as necessidades atuais dos consumidores. Na fase de Declínio é normal que as empresas hajam com maior cautela, reduzindo a produção e a distribuição em depósitos, focando apenas em nichos com potencial no mercado ou realizando desinvestimento.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BALLOU, Ronald. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física / Ronald H. Ballou; tradução Hugo T. Y. Yoshizaki; 1 ed. - 30. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2015.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
コメント