top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

A relação entre a retenção dos clientes e a aquisição de novos clientes

Foto do escritor: Vinícius de Oliveira Vinícius de Oliveira

Atualizado: 22 de set. de 2020

Não adianta a empresa possuir a melhor estratégia de marketing e vendas para a prospecção, atração e aquisição de clientes em potencial, se ela não possui uma estratégia igualmente eficiente e eficaz para a retenção dos clientes.

As estratégias para aquisição de novos clientes são muito importantes para as organizações empresariais, porém, os gestores devem pensar em ter uma relação a longo prazo com seus clientes e, não pensar, somente, em bater uma meta de vendas a curto prazo sem satisfazer plenamente as necessidades do consumidor, pois, o consumidor pode comprar o produto ou serviço 1 (uma) vez e nunca mais voltar, porque, na maioria das vezes, a competição no mercado é intensa, o que contribui para o alto poder de barganha do consumidor (ele tem mais opções para analisar antes de tomar sua decisão de compra). Isto só não ocorre quando há um monopólio ou oligopólio no setor (setor consolidado) ou quando uma empresa apresenta diferenciação em relação aos seus concorrentes. Essa perda de clientes para os concorrentes pode prejudicar o giro de estoques, o que acaba gerando aumento nos esforços e custos de marketing e vendas para a prospecção e aquisição de clientes em potencial.

Superar as expectativas e satisfazer plenamente os clientes é de suma importância para a sua retenção e, também, para aquisição de novos clientes, tendo em vista que os clientes satisfeitos e fidelizados acabam por indicar o produto e/ou serviço para outras pessoas de seu convívio, o que pode tomar proporções maiores em virtude do desenvolvimento dos meios de comunicação, principalmente, através da internet. Como consequência dessa qualidade e do valor agregado, os clientes, além de fiéis, tornam-se defensores da marca. Algumas medidas podem contribuir para a retenção e aquisição de clientes, como: Definir e comunicar a Missão Empresarial, Visão, Valores institucionais, Políticas, Normas, Metas e Objetivos; otimização e revisão periódica dos processos-chave; ouvir o feedback dos funcionários; ouvir os clientes, através de pesquisas de satisfação, ou através da caixinha (no estabelecimento) ou de canais de comunicação eficientes para solicitações, sugestões, elogios e reclamações; sempre analisar o ambiente externo (oportunidades e ameaças) e a própria empresa (pontos fortes e fracos); buscar a melhoria contínua e inovação; verificar e quantificar a repetição de cada problema, para resolvê-los em ordem de prioridade, conforme as possibilidades; reduzir a rotatividade de pessoal, propiciando o aumento da curva de aprendizado dos funcionários e, consequentemente, o aumento da motivação e da produtividade; cumprir os prazos com os clientes, seja para atender a um requerimento, solicitação, entrega de um produto ou execução de um serviço. Caso ocorra algum imprevisto, o cliente deve ser avisado do problema e do novo prazo de entrega.



Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.

Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page