top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

A relação entre a liberação de parte do FGTS dos trabalhadores e o desempenho das empresas

Atualizado: 22 de set. de 2020


A liberação de percentuais dos valores das contas ativas e inativas do FGTS, informada pelo Governo Federal, aquecerá a economia no Brasil, tendo em vista a “injeção” destes recursos financeiros no mercado, com o aumento do consumo, a quitação de dívidas da população ou o investimento em ativos mais rentáveis. Apesar da liberação do saque não abranger o valor total do saldo, essa medida do governo deverá causar impacto no consumo das famílias beneficiadas.

O aumento do consumo de determinados produtos e serviços dependerá das necessidades, hábitos, comportamentos e preferências de cada classe social, nível de escolaridade, localização geográfica, ambiente, faixa etária etc. As empresas que, provavelmente, já possuem público-alvo definido, conhecendo todas as características dos consumidores de seus produtos/serviços, podem se programar para adotar medidas de marketing para atrair e fidelizar os clientes nos períodos de liberação dos recursos do FGTS. Exemplificando, podem ser criadas promoções divulgadas em mídias ou com localizações especiais (com destaque) dos produtos nas lojas, visando a venda de produtos ou serviços a preços mais baixos que a concorrência, mas que ofereçam valor agregado ao cliente. As organizações podem até programar estoques especiais para atender o período de maior consumo. Os produtos que possuem uma boa margem de lucro, mas que apresentam baixo giro de estoques devem ser analisados nos aspectos de marketing, podendo ser melhor explorados para o período de aquecimento da economia. As empresas credoras devem realizar contato individual com seus clientes inadimplentes, buscando uma negociação com desfecho satisfatório. Isto é muito importante para a composição do capital de giro da empresa, mantendo o seu funcionamento.

O que concluo é que as empresas devem estar sempre atentas tanto à organização quanto ao ambiente (ambiente de tarefas e macroambiente), inclusive no tocante a políticas públicas, para que haja um plano de ação para o cenário apresentado, que, neste caso, representa uma oportunidade, apesar da alta concorrência no mercado e do aumento do poder de barganha do consumidor decorrente do recurso financeiro disponível, que são as ameaças.



Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.

Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.

Comments


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page