O treinamento é a demonstração e a repetição de como devem ser executados os procedimentos e os processos, principalmente, no atendimento aos clientes internos e externos, criando um padrão de qualidade estabelecido pela organização no planejamento. A execução desse padrão de qualidade é de suma importância para os resultados empresariais. Porém, a revisão periódica dos procedimentos e processos é igualmente importante para acompanhar a evolução e não ficar obsoleto.
A motivação dos empresários é fundamental para que eles busquem a evolução e crescimento contínuo da organização, evitando a estagnação. Entretanto, isso não basta para que as coisas aconteçam.
Os colaboradores (funcionários) devem estar motivados também. Sendo que essa motivação deve ser cultivada a longo prazo, para evitar a queda de desempenho dos funcionários desmotivados e reduzir, ao máximo, a rotatividade de pessoal com a perda de talentos, aproveitando o conhecimento, a habilidade e a atitude desses profissionais, aliados à experiência já adquirida na atividade exercida na empresa (curva de aprendizado).
O processo de contratação deve ser executado com muito cuidado, pois uma contratação errada gera custos à organização, não só com o desligamento do empregado como com a repetição do processo de treinamento para os novos colaboradores, além do tempo necessário para o novo colaborador adquirir o desempenho desejado na empresa.
O importante é que as organizações contratem um profissional com o perfil e a qualificação adequados ao cargo e com os objetivos individuais e valores que estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização, os valores institucionais e a visão empresarial.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Comentarios