Os treinamentos são muito importantes para que os procedimentos e processos sejam executados conforme o planejamento e a cultura organizacional. Um profissional recém-chegado à organização empresarial deve conhecer bem as atribuições e responsabilidades do cargo, o organograma funcional, a Missão e a Visão Empresarial, os Valores Institucionais, os produtos, as parcerias e as normas. Um programa eficaz de treinamento proporciona a manutenção das especificações e qualidades almejadas para os produtos e/ou serviços prestados. Além disso, o treinamento tem a função de estabelecer padrões e melhorar a produtividade, contribuindo para evitar a variabilidade na execução dos procedimentos (cada funcionário executando determinado procedimento a sua maneira), o que poderia ocasionar a queda de qualidade e dificuldade no controle. Por exemplo, cito o vendedor, que necessita de treinamento para mencionar informações importantes dos produtos e realizar demonstrações. Caso falte alguma informação ou demonstração relevante, o consumidor pode deixar de efetuar a compra.
A padronização serve, justamente, para manter as especificações e qualidades estabelecidas pelas empresas ao menor custo possível.
Em apoio ao treinamento, as empresas devem prover e incentivar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, com cursos, palestras, apresentações, monitorias, artigos, conforme as suas possibilidades. Os funcionários devem ser incentivados a participar dessa disseminação de conhecimentos, transmitindo suas experiências acadêmicas e profissionais.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
コメント