top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

A importância do foco no cliente

Foto do escritor: Vinícius de Oliveira Vinícius de Oliveira

Atualizado: 22 de set. de 2020

O foco no cliente é importante para que a empresa busque, continuamente, atender a suas atuais necessidades, preferências, comportamentos e expectativas, em mercados altamente competitivos e mutáveis.

Os gestores podem buscar informações através de pesquisas, consultorias, Benchmarking (análise e aplicação das melhores práticas e processos do mercado), feedback dos funcionários e dos próprios clientes, Brainstorming ("chuva de ideias"), buscando soluções criativas para a organização.

O foco no cliente quer dizer que a empresa não pode ficar "bitolada" em determinados produtos e tecnologias, sem conseguir perceber as mudanças e evoluções que ocorrem ao seu redor (ambiente de tarefas). O foco no cliente contribui para o surgimento de ideias criativas ou inovadoras para proporcionar soluções para os clientes, seguindo os valores, a missão e as diretrizes da organização empresarial.

A análise do cliente (público-alvo) favorece a tomada de decisões e priorizações necessárias para os processos-chave, as tecnologias, os procedimentos, as políticas, os produtos, os serviços, a comunicação, a gestão de estoques, os fornecedores, o pós-venda, entre outros aspectos.

A organização ter foco no cliente não quer dizer que ela deve ignorar os outros interessados no negócio, pelo contrário, a empresa deve ter uma boa governança corporativa, para que o negócio possa evoluir. Como os recursos são escassos, muitas vezes, o que precisa ser feito é a priorização das medidas que atendam aos interessados no negócio. Por exemplo, a empresa deve manter um relacionamento transparente com seus funcionários, sócios, acionistas e parceiros; proporcionar boas condições de trabalho e ambiente para os empregados; cumprir as exigências do governo e agências reguladoras; não descartar objetos ou substâncias em locais que prejudiquem o meio-ambiente da comunidade onde ela está localizada; cultivar uma parceria de longo prazo com bons fornecedores, manter uma comunicação constante.


Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.

Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
                           Demanda

Demanda

Comentários


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page