top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

A importância do estoque em contingências

Foto do escritor: Vinícius de Oliveira Vinícius de Oliveira


O ideal é ter a menor quantidade em estoque possível e suficiente, visando manter o Nível de Serviço Logístico almejado no planejamento, sempre cumprindo os seus requisitos, como: prazo de entrega do produto, produto correto (conforme as especificações do pedido), documentação correta, local de entrega correto, armazenamento, embalagem e acondicionamento adequado (produtos sem avarias), sistema de informação adequado e atualizado, entre outros exemplos.


Custos Logísticos


A intenção de manter pouca, mas suficiente, quantidade de estoques refere-se aos custos envolvidos em sua manutenção, o que aumenta em proporção com o aumento em quantidade estocada. Os custos de estoques englobam custos de armazenagem e manuseio, inclusive, custos de oportunidade.

O importante é que o gestor da logística empresarial não deve olhar só para os custos de estoque, mas sim, verificar e balancear todos os custos logísticos envolvidos (custos de distribuição e custos de compras, por exemplo), com o intuito de obter o menor custo total logístico que atenda o Nível de Serviço Logístico desejado, sempre acompanhando e cumprindo o orçamento empresarial de forma planejada.

Vale ressaltar que uma medida/ação na área de logística pode impactar nos custos de outras áreas da empresa, como produção e marketing. E a organização empresarial é um sistema aberto, que sofre influência ambiental.


Avaliação do cenário para a tomada de decisões


O planejamento não é estático, é dinâmico. Por isso, ele deve ser aprimorado ao longo do tempo. As organizações devem avaliar os cenários para a tomada de decisões, visando sobreviver e obter resultados expressivos para a organização.

Para aproveitar uma oportunidade ou se proteger contra uma ameaça ambiental, como, por exemplo, um pico de demanda do produto; o aumento dos preços de matérias-primas; greve de caminhoneiros; protestos de caminhoneiros nas estradas, prejudicando a circulação pelas vias; atolamento do canal de Suez; redução da produção de uma matéria-prima por determinado problema. Esses problemas podem desencadear um desabastecimento de diversas empresas, e, consequentemente, um aumento dos preços no período devido à relação entre oferta e demanda, principalmente, em relação aos produtos que não possuem produtos substitutos no mercado.

O que deve ser observado é que os gestores devem seguir o planejamento, mas sempre observando e analisando o ambiente (cenário) antes da tomada de decisão, tendo em vista a competição do mercado, as mudanças e as tendências.





Segue o link abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X



Aproveitem o desconto! Acessem a página abaixo para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações



Cliquem no link abaixo para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!




Comentários


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page