O ponto de equilíbrio em um negócio ocorre quando o resultado das vendas (quantidade vendida) proporciona uma receita total igual aos custos totais (custos fixos + custos variáveis), ou seja, não há lucro nem prejuízo. Assim, através do cálculo do ponto de equilíbrio, as empresas podem verificar o mínimo necessário de quantidade vendida para não obter prejuízo.
Os custos fixos representam os custos necessários para manter uma estrutura de produção, mas que não dependem da quantidade produzida ou serviço prestado. Portanto, não se alteram com o aumento ou a redução da produção. Exemplos.: Aluguel, salários, impostos, limpeza, conservação, segurança e vigilância.
Os custos variáveis representam os custos decorrentes dos produtos acabados (volume de produção) ou serviços prestados. Exemplos: Comissão por vendas, matérias-primas, insumos produtivos (água e energia elétrica).
O ponto de equilíbrio de um negócio é encontrado quando o lucro é igual a zero, como segue:
L = RT – CT (Lucro = Receita total – Custo total)
L = Pv x Q – [CVu x Q + CF]
L = Pv x Q – CVu x Q – CF
L + CF = Q x (Pv – Cvu)
Q = (L + CF)/(Pv – Cvu)
Qeq = (0 + CF)/(Pv - CVu)
Qeq = CF/(Pv – CVu)
RTeq = Pv x Qeq Sendo: L = Lucro RT = Receita total CT = Custo total Pv = Preço de venda Q = Quantidade CF = Custo fixo CVu = Custo variável unitário Qeq = Quantidade vendida no ponto de equilíbrio Rteq = Receita total no ponto de equilíbrio
As empresas buscam ultrapassar o ponto de equilíbrio, onde o lucro igual a zero, e chegar à zona de lucro com a menor quantidade produzida e vendida possível, para assegurar a manutenção do negócio e o reinvestimento em seu crescimento. Entretanto, este resultado almejado depende da redução dos custos totais e/ou do aumento do preço de venda. Deve-se analisar, também, o preço praticado pelos concorrentes, para não ocorrer perdas de clientes com o aumento excessivo do preço de venda.
A grande preocupação existe quando o alcance da zona de lucro exige produção próxima à capacidade máxima da empresa, ou seja, a margem de lucro é pequena e exige o aumento da produção e das vendas, aumentando, assim, o custo variável. Além disso, é preciso um maior esforço da área de Marketing, visando atrair clientes em potencial, para aumentar o giro de estoques.
As questões que envolvem os custos e o preço de vendas devem ser analisados com muito cuidado pelas organizações empresariais, sendo que o cálculo do ponto de equilíbrio auxilia nessa tarefa, informando os resultados mínimos que a empresa necessita para que não obtenha prejuízo. O ponto de equilíbrio deve ser o menor possível, e a margem de contribuição (Pv - CVu) deve ser a maior possível.
Segue o link abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X
Aproveitem o desconto! Acessem a página abaixo para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo e 100% Online, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
13300 Estudantes
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Comments